TERAPIA ABA

13 de fevereiro de 2023

A terapia ABA, derivada do inglês Applied Behavior Analysis, é o tipo de terapia que pode melhorar as habilitades sociais, de comunicação e de aprendizagem por meio de estratégias de reforço. Os médicos e psicólogos têm considerado que a terapia ABA é o tratamento mais avançado e efetivo para crianças com transtorno do espectro autista e até de outras condições.

Para que serve o ABA?

A abordagem da Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e suas técnicas podem ajudar crianças autistas a melhorar suas habilidades sociais, habilidades de autocuidado, habilidades de comunicação , habilidades lúdicas e capacidade de gerenciar seu próprio comportamento. Também pode ajudar a reduzir comportamentos como desatenção , agressão e gritos.

ABA pode ajudar crianças autistas a desenvolver independência, mas não deve ser usado para fazer as crianças ‘mascarar’ seu autismo ou ‘encaixar’ com as normas sociais.

De onde surgiu o ABA?

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é baseada na teoria da aprendizagem, que vem do campo da psicologia comportamental.

O primeiro estudo que analisou o uso de técnicas ABA com crianças autistas foi publicado pelo Dr. Ivar Lovaas na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) em 1987. Houve um estudo de acompanhamento de longo prazo pelo Dr. John McEachin em UCLA, publicado em 1993.

O método ABA funciona para autistas?

Os programas baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) geralmente envolvem:

  • avaliando as habilidades e dificuldades atuais de uma criança

  • estabelecer metas e objetivos – por exemplo, aprender a dizer ‘olá’

  • projetar e implementar um programa que ensine a habilidade ‘alvo’

  • medindo a habilidade ‘alvo’ para ver se o programa está funcionando

  • avaliando o próprio programa e fazendo as mudanças necessárias.

A ABA pode se concentrar em um comportamento específico, como tirar repetidamente o cinto de segurança no carro, ou pode funcionar de forma mais ampla em uma variedade de áreas de desenvolvimento ao mesmo tempo, como comunicação, autocuidado e habilidades lúdicas.

Os programas da ABA usam uma variedade de técnicas de ensino para ajudar crianças autistas a aprender novas habilidades.

Essas técnicas podem incluir treinamento de tentativa discreta e ensino incidental. Os programas também podem usar as interações cotidianas como oportunidades para as crianças aprenderem.

As crianças têm muitas oportunidades de praticar novas habilidades. À medida que aprendem habilidades, mais habilidades são adicionadas a seus programas. Com o tempo, as habilidades são combinadas em comportamentos complexos, como conversar, brincar cooperativamente com outras pessoas ou aprender observando os outros.

A terapia ABA é acobertada pelo plano de saúde?

Por se tratar de um serviço multidisciplinar e de alto custo, os planos de saúde têm negado os requerimentos para os procedimentos da terapia ABA. Na maioria dos casos, o plano de saúde justifica a negativa porque os procedimentos do método ABA não possuem previsão contratual e no rol da Agência Nacional de Saúde.

Apesar disso, o Poder Judiciário tem considerado ilegal a negativa de cobertura dos procedimentos do tratamento ABA e condenado os planos de saúde a fornecerem o tratamento independentemente se dentro ou fora da rede credenciada.

Clique aqui para consultar com nossa equipe sobre como garantir o direito do seu filho!

Precisa de ajuda em seu caso?

Fale com nossa equipe e nos informe como podemos te ajudar.

CONTATO

Precisa de ajuda com o seu caso?

Fale com nossa equipe e nos informe como podemos te ajudar.

Betoni & Borges Advogados

Soluções jurídicas na palma da sua mão

PARANAÍBA – MS

Rua Ana Gomes, n. 1420 - Centro

CEP 79500-000

SÃO PAULO – SP

Rua Emílio de Menezes, n. 76 - Bairro Higienópolis

CEP 01231-20

TELEFONES E E-MAIL

(11) 96141-3861

(67) 3669-5629
(67) 99966-5763
(67) 98144-5100

Todos Direitos Reservados