Saque FGTS em caso de doença grave

É possível sacar o FGTS se você é portador de doença grave ou tenha alguém sob sua dependência que a possua.

A Lei n. 8.036/1990 (Lei do FGTS) prevê que pessoas ou seus dependentes que estejam acometidas pelo vírus HIV (AIDS), neoplasia maligna ou em estágio terminal em razão de doença grave, poderão sacar integralmente o seu saldo de FGTS

Apesar da lei prever apenas essas três possibilidades de saque em casos de doenças, ainda é possível conseguir judicialmente o saque total do FGTS quando a pessoa ou seu dependente comprovar a existência de doenças graves.


As decisões judiciais têm entendido que também são doenças graves que permitem o saque de todo o saldo do FGTS: Tuberculose ativa, Hanseníase, Alienação mental, Cegueira, Paralisia irreversível ou incapacitante, Cardiopatia grave, Doença de Parkinson, Espondiloartrose anquilosante, Nefropatia grave, Doença da Paget (osteíte deformante), Hepatopatia grave, Artrite reumatóide severa, Hepatite C, Miastenia gravis e Lúpus eritematoso sistêmico.


E essa possibilidade já é um entendimento pacificado no Superior Tribunal de Justiça, a exemplo do julgamento do Recurso Especial n. 560.695/SC, que decidiu que “o rol constante do art. 20 da Lei 8.036/90 não é taxativo, sendo possível o levantamento do FGTS no caso de enfermidade grave do empregado ou de seus familiares.”


Se você possui uma doença grave que não esteja nas hipóteses previstas na lei (HIV, neoplasia maligna ou estado terminal de doença grave) ou não esteja nas listadas acima, ainda é possível conseguir o saque para conseguir o saque total do FGTS, desde que se comprove se tratar de uma doença igualmente GRAVE.

Então, se você possui uma doença grave ou tenha sob sua dependência financeira alguém nessa condição, é possível a autorização judicial para o saque total do FGTS.

É importante que se tenha em mãos documentos que comprovem existência de doença GRAVE, como por exemplo laudos, exames médicos recentes, relatório de internações, tratamento, cirurgias e prescrições de medicamentos que indiquem uso contínuo e por tempo indeterminado.

Precisa de ajuda em seu caso?

Fale com nossa equipe e nos informe como podemos te ajudar.

Taisalves Tais
Taisalves Tais
25 Fevereiro 2023
Foi boa resolveu meu assunto
Kellen Medeiros
Kellen Medeiros
10 Fevereiro 2023
Excelente!!!
Lana Silva
Lana Silva
10 Fevereiro 2023
Super educado, explica certinho, recomendo, pedi apenas uma informação e ele me passou certinho🥰
Gilvania Alves
Gilvania Alves
10 Fevereiro 2023
Minha experiência foi excelente, fui atendida pelo Dr Léo Borges,ele tirou minhas dúvidas, me orientou,sobre o assunto,muito profissional e atencioso. Porém, mesmo sabendo que no momento eu não poderia contratar os serviços, foi muito solícito. Gratidão por me ajudar e me orientar.DEUS abençoe grandemente a equipe.
Maisa Oliveira
Maisa Oliveira
9 Fevereiro 2023
Ótimo atendimento , excelentes profissionais que estão sempre prontos para atender . Super indico
Plínio Luz
Plínio Luz
7 Fevereiro 2023
Profissionais excelentes, equipe preparada e precisa. Aprovo e recomendo
Bruna Feitosa
Bruna Feitosa
3 Fevereiro 2023
Advogado excelente, muito educado, atencioso e sabe se por no lugar do cliente! O melhor que já conheci...

CONTATO

Precisa de ajuda com o seu caso?

Fale com nossa equipe e nos informe como podemos te ajudar.

Betoni & Borges Advogados

Soluções jurídicas na palma da sua mão

PARANAÍBA – MS

Rua Ana Gomes, n. 1420 - Centro

CEP 79500-000

SÃO PAULO – SP

Rua Emílio de Menezes, n. 76 - Bairro Higienópolis

CEP 01231-20

TELEFONES E E-MAIL

(11) 96141-3861

(67) 3669-5629
(67) 99966-5763
(67) 98144-5100

Todos Direitos Reservados